Acesso Livre Acesso Livre  Acesso restrito Acesso Restrito ou Pago

Conexões virtuais e seus impactos no processo de subjetivação adolescente

Cristina Chazan

Resumo


O presente artigo busca refletir sobre o impacto produzido pelas conexões virtuais advindas da revolução tecnológica do século XXI na vida das pessoas, especialmente dos adolescentes, que fazem uso delas de forma intensa. Questiona se tal ambiente tem propiciado vivências subjetivantes a estes usuários, como também sobre a possibilidade deste ambiente fomentar adoecimentos psíquicos para sujeitos em plena construção de suas identidades.

 

Virtual connections and their impacts on the adolescent subjectivation process

This article aims to reflect on the impact of virtual connections, arising from technological revolution of the 21st century, on people’s lives, especially on teenagers. The content raises questions whether technology has been providing subjective experiences for its users as well as whether it has been fostering psychological illnesses for the subjects who are in the process of constructing their identities.


Palavras-chave


Conexões virtuais; Adolescência; Processo de subjetivação; Virtual connections; Teenagers; Subjective process

Texto completo:

PDF

Referências


Bauman, Z. (2001). Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Corso, D., & Corso, M. (2018). Adolescência em cartaz: filmes e psicanálise para entendê-la. Porto Alegre: Artmed.

Dunker, C. (2017, 14 de setembro). Programa trilha de letras. In TV Brasil. Consultado em 05 de janeiro de 2022 em https://www.youtube.com/watch?v=bOCGw4EYYQM

Freud, S. (1969). A dissolução do complexo de Édipo (M.A.M. Rego, Trans.). In J. Salomão (Ed.), Edição standard brasileira de obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 19, pp. 189-199). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1924)

Kancyper, L. (1999). Confrontação de gerações. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Kaplan, L. (1986). Adolescencia: el adiós a la infancia. Buenos Aires: Paidós.

Kundera, M. (2011). A lentidão. São Paulo: Companhia das Letras.

Laufer, M. (2000). Adolescente suicida. Lisboa: Climepsi.

Missonier, S. (2015). Nuevos territorios: lo virtual. In S. Morici, & G. Donzino (Orgs.), Culturas adolescentes: subjetividades, contextos y debates actuales. Buenos Aires: Noveduc.

Nasio, J.D. (2011). Como agir com um adolescente difícil? Rio de Janeiro: Zahar.

Ovídio (2017). Metamorfoses (D. L. Dias, Trad.). São Paulo: Editora 34. (Original publicado no ano 8 d.C)

Saint-Exupéry, de A. (2018). O Pequeno Príncipe. São Paulo: Harper Collins Brasil. (Original publicado em 1943)

Sibilia, P. (2017, 14 de setembro). Programa Trilha de Letras. In TV Brasil. Consultado em 05 de janeiro de 2022 em https://www.youtube.com/watch?v=bOCGw4EYYQM.

Viñar, M.N. (2013). Mundos adolescentes y vértigo civilizatorio. Buenos Aires: Noveduc.

Viñar, M.N. (2018). Experiencias psicoanalíticas en la actualidad sociocultural: cómo nos cambia un mundo que cambia. Buenos Aires: Centro de Publicaciones y Material Didáctico.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.
';



Direitos autorais 2022 Revista Estudos Integrados de Psicoterapia Psicanalítica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Revista Estudos Integrados de Psicoterapia Psicanalítica | ISSN 2965-4041

ESIPP - Estudos Integrados de Psicoterapia Psicanalítica

Rua Paulo Setúbal, 205 | Bairro Passo D'Areia | 91340 100 | Porto Alegre, RS - Brasil

revista@esipp.com.br | +55 51 9 9191-2190 | www.esipp.com.br